No antigo sistema de ensino tradicional o professor é o centro do saber, a aula inicia e termina e ele não interrompe seu discurso, e do outro lado o aluno não obteve espaço para sequer indagar algo sobre a aula. Este sistema tradicional de ensino prioriza a simples reprodução de informações, sem contexto e de forma abstrata.
O séc.XXI não tem mais espaço para este tipo de abordagem comentada acima. Percebemos que este modo de ensino pouco funciona nos dias de hoje, onde a interação com os diversos meios, como as mídias eletrônicas, disponibilizam muitas ferramentas de interação e troca de informações. O professor deve tomar uma postura de mediador, fazendo a ponte entre o aluno e o saber. Permitindo que o aluno tome suas próprias decisões, como por exemplo, a forma que buscará o aprendizado.
A sala de aula é um centro de troca do saber, um ambiente cooperativo, onde o professor orienta, atende e torna-se co-autor nesta busca pelo aprendizado.
Por experiência, eu professor, percebi que uma maneira rica e produtiva é a conduzir o alunos a relatar suas experiências em projetos, compartilhando com os colegas suas dificuldades e acertos na jornada. Assim não só os conteúdos são mais bem assimilados, como é perceptível que existem diversas linhas de condução para o mesmo problema. Também dividimos os acertos e erros de cada um, de forma prazerosa e humana.