Credibilidade visual

Quantas vezes você já ficou em dúvida entre a empresa “A” ou “B” ao escolher um produto ou serviço?  Você pensa, também, na influência de uma marca confiante no momento de bater o martelo e adquirir algo? Pois bem, estas são decisões que enfrentamos diariamente e que, muitas vezes, são conduzidas pela Identidade Visual.

Você já deve ter se deparado com boas identidades visuais ou  mesmo com a ausência delas e, provavelmente, nunca se deu conta de que existem profissionais responsáveis por esta criação!

Mas, o que é a Identidade Visual? São os elementos que representam visualmente uma empresa, tal como o nome, ideia, produto, logotipo, cores, uniforme, decoração do ambiente etc.

Vamos imaginar uma situação real: João acabou de chegar a uma cidade para o casamento de um amigo que recentemente se mudou para lá. Ele não conhece nada da região, precisa cortar o cabelo, e sai à procura de um salão. Em certo momento encontra dois salões na mesma rua. O salão “A” tem apenas uma placa pouco compreensiva, vermelha e verde, fonte “Comic Sans” escrito “cortamos cabelo”; já de fora dava pra ver a desorganização visual do salão. Ainda assim ele entrou e foi saber o preço. Uma mulher que estava varrendo o chão informou que o corte era R$ 20,00. João ficou em dúvida se a pessoa que lhe atendeu era a  cabeleireira ou a faxineira.

Indeciso com apenas um valor, João foi para o salão “B”, este tinha um totem preto e dourado, bem legível e impactante, com uma fonte serifada, elegante, escrita “Studio Hair – Cabeleireiros”. A decoração interna do salão “B” tinha móveis com tons amadeirados e pretos, e logo na entrada João foi recepcionado pelo cabeleireiro uniformizado (identificado por um crachá contendo nome e função), que passou o valor de 27,00.  O funcionário entregou ainda  seu elegante cartão de visita, também, em preto e dourado, assim como a decoração do ambiente e seu uniforme.

Qual dos dois salões João escolheu? Pense e reflita sobre qual seria sua resposta, antes de ler o restante do artigo.

João pensou, torceu o nariz e não teve dúvida, escolheu o Salão “B” mesmo pagando aproximadamente 40% a mais do que o primeiro. Mas por quê?
Confiança é a palavra chave nesta decisão! Tudo o que você não quer é arriscar o seu cabelo na mão de qualquer um, afinal, como diz o ditado popular “Não adianta chorar sobre o leite derramado”.

Uma boa identidade visual demonstrou o profissionalismo do salão “B”, ao passo que o amadorismo do salão “A”, não convenceu o cliente, mesmo com valor mais atraente. Em uma questão lógica de consumo, se a empresa não se propõe a apresentar uma boa imagem, o que garante que entregará um serviço profissional e de qualidade? A identidade visual não garante a venda, mas faz muita diferença na hora de mostrar que você valoriza a qualidade em tudo que faz.

Uma boa identidade visual e uma marca forte são os primeiros fatores que seu cliente analisa quando conhece sua empresa. Com uma identidade visual marcante, fica mais fácil para seu cliente lembrar de você, recomendar aos amigos e voltar várias vezes. Pense nisso!

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Identidade_visual 23/01/2013